quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Levante a sua voz: video sobre direito a comunicação

Intervozes - Levante sua voz from Pedro Ekman on Vimeo.

Iniciativa bacana do Intervozes Coletivo Brasil de Comunicação Social, o video Levante a Sua Voz oferece uma visão irônica, mas certeira sobre nosso direito - não respeitado - à comunicação. E pode ser ponto de partida para oficinas e debates sobre o tema.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O OITI e Tanara, juntos



Os jornais comunitários O OITI e Tanara se uniram no último dia 7 de novembro para confraternizar os grupos de repórteres comunitários que estão no entorno do Parque do Descobrimento e da Resex Corumbau.

O grupo de maculelê Os Morcegos se apresentou pela primeira vez fora da comunidade do Primeiro de Abril. E a galera de Cumuruxatiba de o maior apoio, apresentando o Abadá Capoeira, o Ser Movimento e o Cumurim Batuque. Parabéns a todos!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O que faço em Caraíva


Oi, sou Maria D'ajuda.
Moro em Caraíva, 1 das 7 comunidades de pescadores que fazem parte da RESEX Corumbau.

Participo das Associações (ANAC e ASCBENC) e Cooperativa (COOPLANTAR).

  • ANAC - Associação dos Nativos de Caraíva(associada);
  • ASCBENC - Associação Comunitaria e Beneficente de Nova Caraíva(associada);
  • COOPLANTAR - Cooperativa de Trabalho de Reflorestadores de Mata Atlântica do Extremo Sul da Bahia(diretora Financeira).
Faço parte destas instituições porque gosto, pois tratam dos assuntos da localidade.

Exemplo: se embarcações de fora(outros cidades) vêm pescar dentro da area da RESEX Corumbau, nos reunimos para chegar a um acordo e decidir se estas embarcações podem permanecer na área.

Espero deste Blog a comunicação entre as comunidades e saber dos assuntos que precisam ser discurtidas para a melhoria da vida das pessoas.
Abraço a todos das comunidades!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Conferência Territorial de Cultura de Porto Seguro 22 e 23 de outubro 2009

Foram dois dias de debates sobre cultura, pessoas de vários lugares falando e mostrando um pequeno pedaço de um tema muito diversificado e rico. E ainda assim existem muitas pessoas que não dão a força e o apoio devido a essa diversidade tão rica que, querendo ou não é passada de geração em geração.
Enquanto os presentes eram divididos em 5 grupos temáticos para discutirem as propostas municipais e encaminharem para as próximas conferências, passei de grupo em grupo para saber o que estava rolando e aproveitar para conversar com algumas pessoas sobre cultura.
"Devemos olhar com atenção para a cultura, porque é um meio de muitos jovens não se envolverem com as drogas", Diz André Abreu de Araújo, um dos fotógrafos que estava cobrindo o evento.
Cada grupo se organizou em subgrupos a fim de melhor discutir as propostas sugeridas. "Toda a manifestação cultural pode ser considerada arte a partir do momento que toca as pessoas... Que se dê maior atenção à cultura popular e de raiz. Elas realmente manifestam a identidade de um povo e de sua cultura", é o que a representante territorial de cultura Raquel Galvão fala.
Depois que todos os grupos discutiram as propostas, foram feitas as escolhas dos delegados que vão defendê-las na próxima conferência em Ilhéus, final do mês de Novembro. Weltons Reis de Souza de Cumuruxatiba e Nilton Diretor de Turismo de Prado foram dois dos 6 delegados escolhidos e irão representar os 23 municípios do território Extremo Sul de Bahia.


Anote na agenda: evento cultural em Cumuru, dia 7/11

Moradores do litoral entre Cumuruxatiba e Barra Velha, e das comunidades rurais de Pontinha, Primeiro de Abril e Riacho das Ostras, em Prado (BA), promovem uma programação cultural em Cumuruxatiba no próximo sábado (7), a partir das 19h. O evento encerra uma oficina de avaliação sobre o trabalho dos jornais comunitários O OITI e Tanara, realizados a partir de oficinas de educomunicação promovidas pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) nos últimos meses.

A programação inclui apresentações de dança afro-indígena do grupo Ser Movimento, de capoeira do grupo Abadá (Cumuruxatiba) e de maculelê do grupo os Morcegos (Primeiro de Abril), na praça próximo a escola. Haverá também um debate sobre o papel dos jornais junto aos presentes. A noite se encerra com um Circuito de Forró Universitário, organizado pelos próprios comunitários de Cumuruxatiba, que esperam arrecadar recursos para garantir a próxima impressão do jornal Tanara. O forró será realizado a partir das 22h horas no Restaurante da Dalva, e terá quatro bandas da região tocando ao vivo: Forro’Xatiba, Forró da Vila, Amarula e Acalanto.

O trabalho dos jornais comunitários
Os repórteres comunitários produziram os dois jornais, mostrando a sua visão sobre as comunidades locais e a sua relação com a cultura, o meio ambiente e as unidades de conservação presentes na região – o Parque Nacional do Descobrimento e a Reserva Extrativista Marinha do Corumbau, no entorno de onde essas pessoas vivem.

Um dos jornais foi lançado durante a Conferência Municipal de Cultura, de Prado, no dia 17 de outubro, e ambos levados à Conferência Territorial de Cultura, em Porto Seguro – evento que discutiu propostas referentes a cultura no Extremo Sul, com a participação de delegados de Prado que também são repórteres de ambos os jornais comunitários.

A idéia da oficina de avaliação é pensar estratégias para que os grupos continuem produzindo seus jornais impressos, procurando parcerias para garantir a continuidade. A FASB (Faculdade do Sul da Bahia), por exemplo, realizou uma oficina de diagramação para alguns participantes aprenderem como se faz o jornal pelo computador. Os repórteres ainda procuram voluntários para apoiarem o grupo na realização de novos trabalhos, e parceiros para viabilizar novas oficinas, aquisição de equipamentos, impressão do jornal, entre outros.

O objetivos dos jornais comunitários é o de “promover educação e mobilização social”. É o que se chama de “aprender fazendo”. O resultado são jornais com textos e fotos produzidos pelos moradores das comunidades, que mostram seu universo cultural e ambiental.

Os jornais produzidos pelos comunitários estão disponíveis para download nos blogs www.jornaltanara.blogspot.com e www.ooiti.blogspot.com.





Um pouco sobre as Ucs
Criado em 1999, o Parque Nacional do Descobrimento preserva 21.129 hectares de Mata Atlântica e rios importantes para a região, como o Cahy – um dos primeiros locais do Brasil descoberto pela esquadra de Pedro Álvares Cabral. No entorno do parque há assentamentos de reforma agrária, pescadores, e pequenos e médios produtores rurais.

Já a Reserva Extrativista Marinha do Corumbau é uma área de 90 mil hectares que correspondem a 65 km de praias, localizada no banco dos Abrolhos, criada para a proteção da cultura e meios de vida da população tradicional, formada por famílias pescadoras.

As duas unidades de conservação fazem parte do Corredor Central da Mata Atlântica e do Mosaico de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia, que reúnem ainda outras áreas protegidas da região.